Vitiligo

Dermatose não contagiosa e de causa não totalmente definida. Ocorre devido à diminuição da atividade, ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele). Acomete 1% da população mundial, em qualquer idade, contudo cerca de metade dos casos surgem antes do 20 anos.

O vitiligo caracteriza-se por despigmentação da pele (perda da pigmentação natural da pele), ou seja, manchas brancas com total ausência de pigmentos, com bordas bem delimitadas e na evolução podem acometer todo o corpo. Áreas de maior acometimento são mãos, cotovelos, joelhos, pés e face (ao redor de olhos e boca). O diagnóstico geralmente é baseado no aspecto clínico e evolução da lesão, a lâmpada de Wood e a biópsia podem ser usados para auxílio ao diagnóstico.

O tratamento é individual e depende da evolução, extensão e subtipo da doença. São métodos terapêuticos: psoralênicos, imunomoduladores, fototerapia, laser, proteção solar, despigmentação e cirurgias.

É importante lembrar aos portadores de vitiligo que devem fazer uma proteção solar de forma regular para evitar formação de bolhas e queimaduras uma vez que as áreas despigmentadas são mais sensíveis ao sol.