Remoção de Nevos

Written by

Tuesday, 06 September 2016 08:21

As pintas, denominação popular das lesões névicas, aparecem devido ao acúmulo de melanócitos, células que produzem melanina, na a pele. Localizados abaixo da epiderme, estas células se agrupam e formam os chamados nevos melanociticos, que aparecem na pele como uma mancha mais escura.

O número de pintas varia de pessoa para pessoa. A maioria dos adultos brancos possui entre 10 a 40 pintas espalhadas pelo corpo, mas existem casos de pessoas com mais de 100.

Existem algumas características que devem ser avaliadas para saber se o nevo deve ser retirado, por ter risco de ser ou se tornar  um melanoma ( neoplasia maligna de pele) . Algumas delas são: se o sinal sofre modificação de tamanho ou na cor, dentro de um curto período de tempo; pintas que sangram, coçam ou ardem e sinais escuros na palmas ou nas plantas , couro cabeludo ou dentro da boca. Diante destas situações deve-se procurar orientação de um dermatologista.

Existe um método de avaliação das pintas que consistem na regra do ABCD.

Este método avalia: assimetria, bordas, cores, diâmetro e a evolução de cada pinta, verificando a possibilidade de malignidade..

Published in Cirúrgicos/ Tagged under



Email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.